RIM-Dia das Curvas

O Dia das Curvas

O dia levantou-se com sol, mas o vento que nos tinha feito companhia ontem ameaçava com trazer-nos a chuva.

1 Idanha

Houve tempo para fazer as ultimas verificações, tomar o pequeno almoço e montar tudo na mota.
Hoje era um dia importante, com muitos km em solo espanhol e milhares de curvas há nossa espera.
A ocidente uma enorme massa de nuvens cor desastre apressava-se em vir ao nosso encontro mas felizmente o vento de momento ajudava a evitar que estas se pusessem a chorar….

2 Monsanto

Paragem para descansar e tentar roubar uma lasca destes calhaus para fumar!

3 Rocha

Quer dizer….

4 Rocha a rebolar

Houve alguém que pensou em leva-lo dentro do top case!

5 Carlos

Chegados à Aldeia Histórica de Monsanto, ainda com o sol a ajudar, o Carlos voltou à carga com aquilo do equilíbrio dinâmico da câmara e tal….

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A foto ficou muito boa, mas isto porque estava presente a Maria das Curvas.
Monsanto esta erguida na encosta de uma monte, com o Castelo no topo.

Pela sua conservação e localização é daqueles sítios que devemos visitar com tempo, sem olhar a agenda do dia ou para o céu…

Aqui o granito impera, serve de alicerce as casas, doa a pedra das paredes e ajuda a que o monte não seja tão íngreme.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Se a isto juntamos as cores da primavera o resultado é simplesmente sublime.
Nestas paragens existem sempre surpresas agradáveis….

Ninguém estava à espera de encontrar o irmão do Patrão por aqui, mas prontos, ainda estivemos na letra um bocadinho!

11 Marco

O Marco estava radiante!
Seria dos snifs que deu no calhau lá em baixo!?

Monsanto permite imagens assim, mas aqui o que preocupa são as nuvens!

E o Carlos insistia!
Desta vez não teve tanto êxito, mas a sua persistência esta a fazer com que, apesar de desenquadrada, esta foto não esteja tremida….. (valha-nos isso)
Monsanto estava finiquitado, era tempo de sair à estrada e rumar ao Sabugal, fugindo das nuvens.
Não conhecia as estradas, mas a curiosidade de passar pela Reserva da Malcata fez-me oreintar o grupo para lá.
É certo que passamos de raspão, mas as paisagens e as estradas deixaram aquele sabor agridoce. Devíamos ter esquecido Sabugal e explorar a Area Protegida.
Uma vez com o Castelo de Sabugal à vista, por unanimidade e com muitas nuvens negras à mistura, decidimos não visitar o castelo e rumar com destino a Espanha.
Em Foios a chuva surpreende-nos com uma escaramuça.

14 Foios

Tivemos que parar porque as meninas do costume não podem apanhar uma só gota de chuva….

13 fraldinhas

Como não podia deixar de ser, o empedrado fazia sempre o obséquio de marcar presença sempre que entravamos numa povoação.

Será que o Carlos ainda acredita que as suas “cases” aguentam a viagem toda!?
Apesar de um dia sisudo, eu animava o pessoal, prometendo-lhes muitas curvas e que tivessem calma que o tempo ia melhorar e tal….
Chegados a Navasfrias a estrada passa de manto sublime a estrada caminho de cabras. Cinco quilómetros de treme-treme, metidos no meio de uma neblina fria que molhava tudo o que se mexia, até que de repente….

Era verdade o que tinha apregoado, as estradas da Extremadura são das melhores para a pratica do moto-turismo, mas a chuva matava a esperança de que pudéssemos curtir as curvas que se avizinhavam.
Dez quilómetros de uma descida retorcida, que a cada curva o piso ia secando e eu ia-me animando a curtir cada vez mais. Atrás de mim o Diogo, que seguia as minhas trajectórias. A estrada foi secando há medida que descíamos e a parte final já foi feita a pleno pulmão, com o sol a despontar por entre as nuvens.
Ao final, apesar do Diogo contabilizar a gasolina que tinha e ser urgente abastecer os animais, a cara de satisfação era evidente em todos.
Era de facto uma delicia de estrada, com ganchos, curvas rápidas e paisagens de beleza superior.
Esperem só até verem as curvas de Batuecas!
Depois de abastecer a estrada continuou a oferecer-nos curvas de qualidade, mas desta feita para toadas muito mais rápidas. Contudo o estômago avisava que as horas avançavam e também era necessário repor forças.
Depois de uma primeira tentativa falhada, encontramos um restaurante que tinha uma mesa livre.

16 Almoço

Era tempo de descansar e saciar o estômago.

O Michel estava metido na dinâmica de viajante e solicitou o mapa do Marco.

O objectivo era lançar as bases de uma segunda RIM e acordar que os que estávamos ali, seriamos os responsáveis por organizar e fazer passar o espírito desta edição às outras vindouras.

19 Sepia

E a minha sepia (pota) até soube melhor, animado pela confrontação de ideias, todas elas positivas.

Quando voltamos à estrada, as nuvens ainda lá estavam, o vento soprava e a montanha que deviamos subir não estava no horizonte. No seu local estava um agromerado de nuvens cor negro mijão….
A chuva não nos deu descanso, começou a cair quilometros antes de Batuecas e era tão intensa que levou o Michel a duvidar do sucesso da missão:

-Escuta Michel- expliquei- Estamos a meio do caminho, se voltamos para tras não existe forma de escapar da chuva. A chuva que apanhamos para cá , vamos apanha-la para lá!

Resignado Michel concordou e lá seguimos caminho!

20 Gancho

Ainda bem!
Ao começarmos a subir o Mini Stelvio de Batuecas a chuva parou, o vento empurrava as nuvens para longe e lá no fundo já se podia ver a Penha de Francia.

21 Subida Batuecas

Isto era o que nos esperava por subir, curvas sem parar, embora que com a estrada molhada, a boa noticia é que já não chovia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A vegetação cobria um emaranhado de asfalto, que se tratava de uma só estrada, que se retorcia para vencer a montanha.

23 Apontador

-É para ali que vamos! Ali esta a Penha de Francia e se apanharmos o céu limpo as vistas são brutais!

Ei-la, a moto mais azul do grupo, pousando no pelourinho da Penha de Francia, a mais de 1700m de altitude e com um frio de rachar.

25 Templo

As paisagens que vos prometi.

26 Paisagem

Algumas delas com sombras rocambolescas por causa das nuvens e do tempo instavel!

27 paisagens

Salamanca, algures no vasto horizonte!

O nosso caminho seguia, mais ou menos, pelo meio desses montes!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

As protagonistas alinhadas na despedida ao Santuario da Penha de Francia.

Antes de irmos, ainda houve tempo para avistar e contemplar umas cabras montesas que pastavam penduradas (literalmente) no abrupto da montanha.

Era hora de ir, baixar a cotas menos frias e visitar o ultimo objectivo deste dia, que ja ia longo.
A estrada revelou-se difícil, estreita e esburacada, mas permitiu-nos deslumbrar de um espectáculo de luz e sombra, com o sol a jogar as escondidas com as nuvens, deixando a sensação de que valeu a pena sofrer as agruras de uma estrada má para presenciar esse espectáculo.

31 eu e a tanqueta

Esta é uma imagem perfeitamente censurável, mas deixo-a estar para que conste que sim, já estive montado em cima de uma Tanqueta.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Aqui o grupo, à entrada da Plaza Mayor.

Ciudad Rodrigo merece uma visita com calma, a cidade é muito bonita.

O objectivo era aquecer as mãos, e o corpo, porque estávamos literalmente congelados.
Um Café quente ajudaria muito a atingir esse objectivo.

35 Cafezinho para aquecer

De Ciudad Rodrigo a Vilar Formoso para jantar.
O que aconteceu nesses 35km de percurso é segredo dos deuses e mesmo que haja gente a jurar de pés juntos que passou por ali um grupo de motas a mais de 200km/h negarei até à morte!
O Carlos, depois de jantar e conforme planeado, despediu-se do grupo para ir dormir a casa dos seus papas! Segunda-feira era dia de trabalho para ele.
A noite acabou numa animada e interessante tertulia com o Johnny.
Foi um verdadeiro prazer Johnny, espero ver-te mais vezes e desta feita acompanhar-te numas curvas pela serra. Aproveito para desejar-te a melhor sorte do mundo e que a vida te proporcione muitas curvas sempre a curtir.